quinta-feira, 19 de maio de 2011

IDOLATRIA


Eu como Cristão, e que tenho minha fé baseada na palavra de Deus, gostaria de fazer aqui algumas referencias no que traz a Bíblia com relação a adoração aos santos, expressão muito difundida pela Igreja de Roma e seus adeptos.

Êxodo 20:3-5
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

Levítico 26:1
Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus.

Deuteronomio 27:15
Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
Todos os Cristãos entendem e acreditam que só há um lugar para ser depositada toda a nossa fé e o nosso amor, que e' na palavra de Deus. Devemos então obediência a palavra.
Só Deus e' digno de toda adoração e de toda gloria.

Isaías 42:8 
"Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas."

Isaias 48:12 
 " Por amor de mim, por amor de mim o faço; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória não a darei a outrem,"
Toda honra e toda glória seja dada ao nosso Deus!!!!
_________________________________________________________________________________________

Não há menção do processo de canonização ou beatificação nem no Velho, nem no Novo Testamentos. Também não há nenhum uso dos termos "santo" ou "beato" como títulos. A palavra "santo" era um termo descritivo.
 
Também não há exemplo de ninguém, na Bíblia, orando aos santos ou dando honra a eles, em particular ou em assembléia pública. De igual modo, o conceito de santos sendo habilitados a receber qualquer tipo de adoração não é encontrado nas Escrituras. De fato, essa prática é condenada. Quando Jesus estava sendo tentado pelo diabo, Satanás disse a Jesus que se prostrasse e o adorasse. Jesus replicou citando a Escritura do Velho Testamento que dizia para adorar e servir somente a Deus (Mateus 4:8-10; Lucas 4:6-8; Deuteronômio 6:13; 10:20).
 
A idéia de que santos são indivíduos que morreram e se tornaram especialmente qualificados para interceder pelos vivos também não é encontrada na Bíblia. Há, contudo, uma passagem nas Escrituras que mostra que os próprios santos estão necessitando de intercessão. Romanos 8:26 e 27 diz: "... mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que sonda os corações sabe quais são os desejos do Espírito, pois o Espírito intercede pelos cristãos de acordo com a vontade de Deus."As Escrituras indicam que Jesus e o Espírito Santo são capazes de fazer intercessão por nós junto ao Pai (Isaías 53:12; Romanos 3:34). Em Hebreus nos é dito que Jesus sempre vive para fazer intercessão pelo seu povo (7:25). Cristãos vivos devem orar uns pelos outros (Tiago 5:16; 1 Timóteo 2:1). A Bíblia não autoriza a prática de pedir que pessoas fiéis que viviam no passado intercedessem por nós.

Do mesmo modo, a idéia de santos padroeiros não é encontrada na Bíblia.

O conceito de santos da Igreja Católica não é algo que possa ser apoiado pelas Escrituras. Em nenhum lugar na Bíblia encontramos santos descritos como indivíduos que depois da morte são elevados a uma posição mais alta no reino. Eles são simples crentes fiéis. De acordo com as Escrituras, todos os que são seguidores de Deus são santos.

_________________________________________________________________________

MEU COMENTARIO

os católicos sempre dizem que não adoram santos, e que as imagens são como uma fotografia que eles guardam pra lembrar  etc  e tal.... mas.... a realidade não é bem assim , o que se vê em procissões e nas igrejas católicas sao pessoas prostadas diante de imagens suplicando, adorando e clamando, e essas mesmas pessoas  estão sempre dizendo que isso não é adoração, acho que falta bom senso, é como uma paixão escondida, na frente não tem nada a ver e por traz o bicho pega. adoram e idolatram mesmo!!!!!! 
acho que os santos eram pessoas comuns humildes generosas e de grande fé isso não podemos negar, o que devemos ter por esses irmãos é RESPEITO, UNIÃO, AMOR, igualzinho como nossos amigos, vizinhos, familiares, inimigos etc.... e não adoração, pois toda adoração e dada somente a DEUS, por intermedio de JESUS CRISTO.



VEJA A BAIXO UM DEBATE ESCLARECEDOR 












Nenhum comentário: