quinta-feira, 22 de março de 2012

Sabedoria


Sabedoria que se encontra na palavra de Deus 
Hoje se fala muito sobre “ser sábio” ou “ter sabedoria” no meio Evangélico. Mas na verdade o que realmente é SER SÁBIO?
Formamos um conceito de sabedoria que às vezes nos coloca contra a parede, por não entendermos verdadeiramente o sentido da sabedoria. Na maioria das vezes somos sábios só quando nos convêm, passamos a maior parte da nossa vida deixando a sabedoria que Deus nos ensina de lado para agir com a ‘sabedoria humana’ e em regra sempre nos damos mal e por isso que sofremos tanto com algumas situações.
 
O homem que age com sabedoria é aquele que se mantém no caminho da sensatez, que é prudente nas suas tomadas de decisão, ele não é falto de inteligência, pois para ser sábio é necessário que a pessoa tenha conhecimento. A pessoa sábia antes de qualquer coisa é temente ao Senhor, humilde, obediente, submisso, sua confiança está no Senhor, não anda segundo as suas próprias vontades antes busca em Deus seu caminho, ele sempre retira algo de bom de todas as situações mesmo elas não sendo favoráveis, guarda os mandamentos de Deus e os carrega sempre por onde andar, aceita a repreensão como ensino e não como algo ruim que possa o desmoralizar, não anda no caminho dos ímpios e muito mais. Isso é só para que tenhamos uma noção do que é ser sábio.
 
Em PROVÉRBIOS encontramos grande parte dos ensinos que nos levam a sabedoria plena, mais em toda a bíblia vemos em vários lugares e épocas diferentes a sabedoria que vem de Deus se manifestando para que o nome d´Ele fosse louvado. (1 Reis 18:20-40. Elias desafia os profetas de baal ), (1 Samuel 23. Saul persegue Davi para matá-lo), (Mateus 4. Quando nosso Senhor Jesus é tentado por satanás). Para que tenhamos fé é necessário que também sejamos sábios, pois já dizia o Profeta Sebastião Lima: Só não tem fé quem é desinteligente (BURRO).

A verdadeira sabedoria provêem de Deus e isso sem dúvida não tem como contestar, pois há uma diferença entre sabedoria e inteligência. Vejamos.

Inteligência é a capacidade de assimilar e entender os fatos, enquanto a sabedoria é a capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para solucionar problemas. Quem acumula simplesmente os conhecimentos não é um sábio. Pode ser apenas culto, sem sabedoria para utilizar esses conhecimentos. Então pessoal fiquemos atentos para que não sejamos apenas pessoas com muito conhecimento e pouca SABEDORIA, pois não basta apenas saber tem que saber fazer.

Nenhum comentário: