quarta-feira, 24 de julho de 2013

Desfrutando o melhor de Deus


Isaías. 1.9-10

“Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fores rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse”. 

Na época de Isaías o povo tinha abandonado o Senhor, voltou para trás (v.4), ou seja, estava vivendo em apostasia. E o Senhor levanta o profeta Isaías para falar sobre um retorno à Sua presença. No versículo 16 o Senhor diz: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal”. Deus sempre trata o seu povo com misericórdia. O Senhor repreende o povo pelos seus erros, mas estende as suas mãos mostrando que na Sua direção eles poderiam desfrutar do melhor da terra. Mas por que Deus oferece o melhor a um povo que O tinha abandonado? Porque para seus filhos ele não dá o pior, mas o melhor. O melhor é para os filhos! Mas os filhos muitas vezes não percebem que o Pai tem o melhor; acham que vão encontrar o melhor em outras coisas, em outros lugares; e não na presença do Senhor e se distanciam. Foi isso que aconteceu quando o povo estava no Egito. Numa época em que havia fome na terra, Deus usou José para trazer sua família para o Egito, onde havia comida e ali o povo de Israel cresceu e se multiplicou... e se esqueceu do Senhor. O resultado é que o povo se tornou escravo de Faraó, passando a sofrer terrivelmente. E o Senhor ouviu o clamor do seu povo, e o fez “subir daquela terra para uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel” (Êxodo 3.7-8). O Senhor fala de comer o melhor desta terra. Mas será que esse “comer” se refere apenas ao alimento para o corpo? Creio que não. Comer o melhor é desfrutar o melhor de Deus em todos os sentidos. Deus tem o melhor e esse melhor está disponível para nós, mas para isso o Senhor apresenta as condições: se quiserdes e se me ouvirdes. Gostaria de compartilhar o que Deus colocou no meu coração sobre esse texto. 

Querer - declarar e lutar pela bênção
“Se quiserdes...” O se é uma condicional, ou seja, a primeira coisa que precisa acontecer para se desfrutar o melhor é querer. Querer é um verbo que indica ação de uma pessoa na direção de algo que é desejado. O que você deseja? O que nós desejamos? Por diversas vezes Jesus perguntou as pessoas: que queres que eu te faça? Ele perguntou isso a um cego. Mas será que Jesus não sabia o que aquele cego queria? Com certeza, mas ele precisava declarar o seu desejo e demonstrar que realmente queria; teria que lutar pela sua benção. Jesus também disse aos discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt.16.24). Diz-se que querer é poder, mas muitos dizem querer algo, mas não lutam, ou não se esforçam o suficiente para alcançá-lo. Mas os persistentes vão mais adiante que os inconstantes. Então, quem quer, persiste. Queremos dias melhores, queremos viver bem, queremos desfrutar o melhor da vida então precisamos nos esforçar para conquistar isso. Pense no que você deseja alcançar: qualquer coisa. Isso que você imaginou Deus quer te dar, se não for ilícito. Se for a mulher ou o marido de alguém então Deus não estará nisso. O querer está muito ligado aos nossos sonhos e Deus deseja que sonhemos e realizemos coisas grandes; coisas que glorifiquem o Seu Santo nome. Então a primeira coisa a fazer para desfrutar o melhor de Deus é querer. Mas esse querer requer esforço e persistência. 

Ouvir - aceitar a direção de Deus
“Se quiserdes e me ouvirdes...” Se não aceitarmos a direção do Senhor para a nossa vida faremos a nossa própria vontade ou a vontade do inimigo. Diga: Misericórdia! Algo que todos nós precisamos entender é que para tudo na nossa vida precisamos da orientação de Deus; precisamos da direção de Deus. Você acompanharia alguém que não sabe para onde está indo? O Senhor sabe o que devemos fazer, por onde devemos ir, o que devemos evitar, por isso a direção de Deus para nós é essencial. Assim como Moisés disse a Deus devemos fazer: “Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui”, Ex. 33.15. Devemos pedir para que Deus vá conosco, seguindo na direção dEle, e não dizer a Deus que nos siga na nossa direção. A Bíblia está repleta de exemplos de homens de Deus que, em determinado momento, não buscaram a Deus e tomaram decisões erradas. Abraão aceitou a proposta de Sara para deitar-se com Agar, gerando um filho que não era o filho da promessa de Deus. Salomão casou-se com mulheres de outras nações, que eram idólatras, e com isso permitiu a entrada de cultos a outros deuses em Israel. Jonas decidiu seguir na direção oposta a que o Senhor tinha dado, e foi parar no fundo do mar, na barriga de um grande peixe. Quando andamos na direção de Deus estamos protegidos. Jesus disse que cada dia tem o seu mal. Mas a direção do Senhor para nós é boa, agradável e perfeita. 

Desfrutar o melhor desta terra
“Comereis o melhor desta terra”. Deus preparou o melhor para os seus filhos. Mas o que é o melhor de Deus? O melhor de Deus é o mais excelente, é o que é perfeito, porque vem dele para nós. O nosso melhor para Deus tem falhas, pois é imperfeito. Se já gostamos do que é melhor aos nossos olhos, imagine o melhor de Deus, que é superior? (Is 55.9). Mas algo que me chama atenção nesse texto é que o Senhor fala: “o melhor desta terra”. O melhor deste lugar. É desfrutar o melhor no lugar onde estamos, no tempo que vivemos. Nós, um dia vamos nos encontrar com o Senhor e passar a eternidade com ele, mas antes desse dia chegar, o Senhor preparou o melhor para nós aqui. Deus deseja que o nosso coração e os nossos ouvidos estejam abertos para receber a Sua direção e assim desfrutaremos do melhor. Por isso, devemos viver intensamente a nossa vida na presença de Deus. A presença de Deus é o melhor lugar para estar. Devemos amar, cuidar e honrar o nosso cônjuge, nossos filhos e nossa família, porque isso é o melhor de Deus para nós. Devemos amar uns aos outros, como Cristo amou a Sua igreja, e por ela se entregou, porque esse é o amor mais excelente. Devemos nos alegrar mais e nos aborrecer menos. Devemos abraçar mais, elogiar mais, desfrutar mais da vida que Deus nos dá. 

Conclusão
Deus tem grandes coisas preparadas para aqueles que o amam, que o servem, que recebem a Sua palavra. Não podemos viver uma vida cristã sem buscar a direção de Deus, nem podemos agir sem consultar ao Senhor. Quando decidimos fazer aquilo que o Senhor nos orienta, com certeza, desfrutamos do Seu melhor nesta terra. Queira, creia e lute por isso; ouça a voz de Deus e desfrute do melhor desta terra!


Nenhum comentário: