segunda-feira, 26 de agosto de 2013

23 passos verdadeiro cristão

1: VENCER O DIABO
I JOÃO 2:14
14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos Escrevi jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

2: SER FORTE
I JOÃO 2:14, Pv. 20:29
29 A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs. Ilustração: Davi, na sua juventude mata o leão e o urso.
3: TER UMA VIDA PURA
Sl. 119:9 Ec. 11:10
9 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Ilustração: Agostinho – Agosto de 386 – No jardim de sua casa e com os amigos, lia Um pergaminho da carta aos Romanos. Deixa os amigos e o livro e vai para baixo de uma figueira, ali em agonia de espírito chora efusivamente. Questiona Deus dizendo: -“ Até quando Deus? Até quando vou viver uma vida dividida entre o prazer e a pureza?
Agostinho começa a ouvir as seguintes palavras: “TOMA E LÊ”. Tolle, lege. A frase vinha das crianças que brincavam próximo ao lugar. Essas palavras foram um sinal do céu. Agostinho retomou o livro, abriu-o e leu: Romanos 13:13-14
13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas
concupiscências.
Agostinho encontrou o que estivera procurando há muito tempo. Toma a decisão de viver para Deus. Transforma a sua casa em mosteiro para a oração e se dedica à vida monástica.
4 TER VISÃO ESPIRITUAL SADIA
At. 2:17
17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
5: ENTREGAR-SE A DEUS
Ec. 12:1
1 LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles
contentamento;
6: RESISTIR ÀS TENTAÇÕES
2 Tm 2:22
22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
7:  CULTIVAR MOMENTOS DE ISOLAMENTO
Lm. 3:27-28 
27 Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.
28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
8:  HONRAR PAI E MÃE
Ef. 6:1-3 
1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
9:  AMAR E SER AMADO
Ec.:9:9 I Co. 7:36 
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
36 Mas, se alguém julga que trata indignamente a sua filha virgem, diante de quem está noivo se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se.
37 Todavia o que está firme em seu coração, não tendo necessidade, mas com poder sobre a sua própria vontade, se resolveu no seu coração guardar a sua virgem, faz bem.
10:  EXERCER FUNÇÕES NA IGREJA
I Tm.4:12-16 , At.12:25 
12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
15 Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
25 E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.
11: CONHECER A BÍBLIA
2 Tm. 3:14 -15 
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
12 : TER PRAZER EM DESFRUTAR DA VIDA COM RESPONSABILIDADE
Eclesiastes 11:9-10 
9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a
adolescência e a juventude são vaidade.


Nenhum comentário: